
O tratamento é através de semente da moringa, planta que veio da Índia, e se adequou ao clima do Nordeste. A moringa tem sido bastante usada para clarificar a água barrenta e suja. Sua ação faz assentar a sujeira da água e ainda mata alguns microorganismos que causam doenças. “Essa técnica pode ajudar muito as famílias do semi árido, que tem dificuldades para conseguirem água limpa. A semente clarifica a água e depois coloca-se uma quantidade de hipoclorito de sódio ou água sanitária e o líquido já está pronto para o consumo”, explicou a coordenadora da Pastoral da Criança, Marilu Teixeira. A Pastoral da Criança iniciou, neste final de semana, cursos de capacitação para que as pessoas aprendam a usar as sementes e multiplique a ação. “Muitas pessoas tem acesso à semente, mas não sabem usar. Em um primeiro momento, vamos capacitar um grupo de pessoas que posteriormente capacitarão líderes comunitários para que eles ensinem as famílias a se beneficiarem com as sementes”, disse Marilu Teixeira.
No Piauí, a semente pode ser encontrada em cidades como Oeiras e Colônia do Piauí. O Estado do Ceará também possui uma grande quantidade da planta Moringa.
O que é moringa

Essa planta foi trazida para o Brasil e em algumas regiões ela ganhou o nome de “lírio branco”e “quiabo de quina”.
Como fazer o clareamento:
Para a clareação da água, usar somente as sementes de moringa. Para isso, coloque as sementes em pilão e pile até virar pó.
Para uma lata de 18 litros de água, utilizar o pó de 54 sementes;
Para um balde de 9 litros de água, utilizar o pó de 27 sementes;
Água de barreiro deve-se usar o pó de 6 sementes por 1 litros de água. Agitar bem e deixar a água descansar por quatro horas.
0 comentários:
Postar um comentário