Campanha Antibiótico - Primeira Dose Imediata

No dia 15 de junho de 2011, inicia a Campanha da 1ª Dose Imediata do Antibiótico com a finalidade de verificar junto às Unidades Básicas de Saúde a eficácia desta ação. Todos os Articuladores, Coordenadores de Ramo e de Setor, estão convocados a se organizar para fazer o levantamento se a primeira dose está sendo aplicada na própria unidade.

Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lança no início de 2011 uma campanha sobre a Primeira Dose do Antibiótico. O objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde, e principalmente a sociedade, sobre a importância de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta, em especial nos casos de tratamento de infecções respiratórias em crianças.
O gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, explica que "em muitos municípios a mãe recebe o medicamento na UBS, depois da consulta, e só oferece a primeira dose para a criança horas mais tarde, ao chegar em casa. Em outras situações precisa buscar os medicamentos da receita em uma Unidade Central de Medicamentos, desperdiçando horas de tratamento que podem significar um internamento hospitalar e, o que é pior, uma morte evitável".

"Caso uma criança não receba o tratamento certo e a tempo, pode necessitar internamento hospitalar ou mesmo morrer", alerta.

Segundo dados de 2009 do Ministério da Saúde, no Brasil do total de 43.638 mortes de crianças menores de 1 ano, 3,5% (1.567) foram por Pneumonia, e do total de 7.488 mortes de crianças entre 1 e 4 anos, 10,5% (786) foram por pneumonia. Percentualmente a morte de pneumonia é maior na faixa etária de 1 a 4 anos, mas em números absolutos morre o dobro de crianças menores de um ano. A Pneumonia foi à causa de 354.292 internamentos de crianças nestas duas faixas etárias no ano de 2009. (MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, situação da base de dados nacional em 14/12/2009)

A prevenção inclui o aleitamento materno, alimentação e fortalecimento do sistema imunológico, a qualidade do ar dentro de casa e imunização. Por isso, quando a criança apresenta algum sinal de infecção respiratória, a mãe deve: Levar a criança ao serviço de saúde o mais rápido possível; Continuar a amamentar; exigir os medicamentos e a primeira dose na Unidade Básica de Saúde e assumir o compromisso de continuar o tratamento em casa, nos horários e pelo tempo recomendado pelo profissional de saúde; Voltar ao serviço de saúde no dia marcado ou a qualquer momento se o bebê não apresentar melhora ou piorar.

A proposta foi apresentada pela Pastoral da Criança no Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em Gramado (RS), no dia 28 de maio, e baseia-se na nota técnica do Ministério da Saúde (Departamento de Atenção Básica e da Área Técnica de Saúde da Criança do Departamento de Áreas Programáticas e Estratégicas), lançado em 13 de maio de 2010, explica Clóvis Boufleur.

FONTE: www.pastoraldacrianca.org.br
               www.rebidia.org.br
Claudia Regina Leite de OLiveira - Curitiba-PR
Ir. Adelina Bressan - Curitiba-PR
Suely Maria Machado - Curitiba-PR
Capacitadoras em Comunicação Popular

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international voip calls