MINISTÉRIO DA SAÚDE INCLUI DUAS NOVAS VACINAS

A partir do segundo semestre de 2012, o Ministério da Saúde vai ampliar o calendário de vacinação das crianças e terá duas novas vacinas: uma contra a pólio, que será injetável e outra pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças.
Verificar no Cartão da Criança se ela está com as vacinas completas para a sua idade, é uma das atividades realizadas pelos Líderes da Pastoral da Criança nas comunidades acompanhadas. Líder, você pode, junto com as famílias, participar do Conselho Municipal de Saúde e exigir das autoridades do seu município mantenham serviços de saúde de qualidade para as crianças e suas famílias.  

É importante informar as famílias e os pais que o bebê nasce com poucas defesas contra algumas doenças. Por isso, elas precisam da proteção das vacinas. No Cartão da Criança estão registradas as vacinas que o bebê deve receber, seja no hospital ou nas unidades de saúde. Esta é a única forma de proteger o bebê contra várias doenças, sendo este um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Essa nova dose contra poliomilite, chamada Vacina Inativada Poliomielite (VIP), será injetável e entrará no calendário de rotina em paralelo com a campanha nacional de imunização - que é realizada com as duas gotinhas da vacina oral. A versão injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação. A VIP foca crianças dos dois e aos quatro meses de idade enquanto a vacina oral será utilizada nos reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.
A vacina pentavalente terá uma só dose para garantir proteção contra cinco doenças - difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B. Ela vai substituir a imunização atual, que ainda é feita com duas vacinas separadas. As crianças serão vacinadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.
Com o novo esquema, além da pentavalente, a criança manterá os dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro a partir dos 12 meses e, o segundo reforço, entre 4 e 6 anos. Além disso, os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatibe B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.
A vacinação de rotina realizada pelo  serviço de saúde, bem como as campanhas, são fatores que influenciam na redução da mortalidade infantil. Por isso, toda criança deve ser vacinada, mesmo que já tenha recebido todas as vacinas de rotina, pois elas só protegem das doenças se a criança  tomar todas as doses, inclusive as de reforço. A   imunização é um importante exemplo de intervenção que envolve a família, a comunidade e os serviços de saúde,  influenciando diretamente no desenvolvimento infantil, garantindo que a criança fique livre de doenças perigosas, mesmo que esteja exposta a ambientes que tragam risco a sua saúde. Se a criança receber todas as vacinas recomendadas para cada período de sua vida, ela terá  melhor condição para se desenvolver de forma saudável, protegida de  algumas doenças que podem ser facilmente prevenidas pela imunização.
Mudanças no calendário
As campanhas anuais contra poliomielite serão modificadas a partir de 2012, seguindo as novidades na vacinação. Na primeira etapa - a ser realizada em 16 de junho - tudo continua como antes: todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose de vacina oral poliomielite (VOP), independente de terem sido vacinadas anteriormente. Na segunda etapa - que ocorrerá em agosto -  todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde, levando o Cartão de Vacinação. Todas as cadernetas serão avaliadas para a atualização das vacinas que estiverem em atraso. Essa segunda etapa será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilitando que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros.
A inclusão da vacina pentavalente no calendário da criança também será feita a partir do segundo semestre de 2012. A pentavalente combina a atual vacina tretavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b) com a vacina contra a hepatite B. Ela será produzida em parceria com os laboratórios Fiocruz/Bio-Manguinhos e Instituto Butantan.

Fonte: Pastoral da Criança e Jornal O Estado de São Paulo

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international voip calls