DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA É MAIS SEGURO

O lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”, da Campanha da Fraternidade 2012, inspirou o Calendário da Pastoral da Criança deste ano. De janeiro a dezembro os temas estão resumidos em frases mensais. Os líderes podem utilizar estas frases para fazer o planejamento do ano.

Cada tema será aprofundado na coluna Cidadania do jornal da Pastoral da Criança. Os líderes podem organizar iniciativas locais de comunicação e informação sobre o destaque do mês. Juntos, vamos levar saúde e vida em abundância para as famílias, voluntários e para a comunidade.

Desde o ano de 2009 a Pastoral da Criança vem desenvolvendo ações sobre o tema "Dormir de barriga para cima é mais seguro". A morte súbita em bebê não tem causa definida e ocorre durante o sono. O diagnóstico é feito quando não há outra explicação para a morte.

A campanha lançada pela Pastoral da Criança e estruturada por pesquisa realizada na cidade de Pelotas e por campanhas e pesquisas internacionais, como EUA e Inglaterra, orienta que colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminui em 70% a morte súbita no bebê.

Isso tem explicação: o bebê que dorme de lado ou de bruços respira o mesmo ar que expira, isto é, o bebê inala um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, realizando uma asfixia, onde o bebê fica sem oxigênio podendo chegar ao óbito. A questão sobre o modo ideal de colocar a criança para dormir é controversa. Muitas mães têm medo de colocar o bebê dormindo de barriga para cima, pois podem engasgar com o próprio vômito.

No entanto, Cesar Victora, doutor em Epidemiologia, pesquisador da Universidade Federal de Pelotas, ressalta que é preferível o bebê estar sujeito a sofrer engasgamento do que correr risco de morte. Ao engasgar, o bebê tem o reflexo da tosse, que logo chama a atenção dos pais. Já inalando um ar rico em gás carbônico, o bebê está sujeito a morrer "silenciosamente".

Líder, lembre de conversar com as gestantes e mães de bebês sobre essa campanha e repasse para elas as orientações de colocar o bebê para dormir sempre de barriga para cima; amamentar até o 6º mês somente com o leite materno; não fumar e nem deixar que fume na presença de crianças pequenas; não agasalhar demais o bebê e deixar fora do berço travesseiros, brinquedos e outros objetos fofos.

Aproveite também as Reuniões de Reflexão e Avaliação para conversar com os outros líderes da sua comunidade e pensarem juntos a melhor maneira de utilizar os materiais dessa campanha. Você podem distribuir os folhetos explicativos para as gestantes e famílias com bebês, espalhar os cartazes pela comunidade, na Igreja, nos ônibus e outros espaços de grande circulação. Também aproveite o Mutirão em Busca da Gestante e organize uma Roda de conversa com elas para juntas conversarem sobre o assunto.

Com esse gesto simples e essas orientações, podemos salvar a vida de muitas crianças e garantir que elas possam crescer fortes, saudáveis e alegres.

FONTE: PASTORAL DA CRIANÇA NACIONAL

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international voip calls